29 de jul. de 2002

Editorial do JB, hoje

O título foi 'Lei ou Anarquia' e o editor escreve "Esse desafio não pode ser ignorado, pela sua carga simbólica e pelo confronto que se pretende estabelecer entre lei e desordem". Nesta frase ele quer ressaltar que a explosão de uma bomba na seccional da OAB-ES foi um atentado contra a Lei e a ordem.

O mais peculiar é tratar a ANARQUIA como desordem. Ou é burro ou não sabe o que escreve. Em nenhum momento o sistema anárquico se propõe em cima da desordem. Muito pelo contrário, o sistema anárquico seria o resultado da ordem máxima, cada HOMEM, sabedor de seus limites, viveria em comum harmonia com seus pares. Porém, para esse sistema funcionar pressupõe todos os seres humanos em estreitíssimo pé de igualdade.

A palavra anarquia deriva do grego an (sem) e arkhé (autoridade, governo) denotando: ausência de governo. Ao contrário do que o nome pode fazer crer, a destruição do Estado não é um fim anarquista e sim a conseqüência natural do sucesso da ação libertária com base nos quatro princípios básicos de teoria e de ação, sendo eles a autonomia individual, a autogestão social, o internacionalismo e a ação direta.

E cai a qualidade de nosso jornais, porque esses editoriais.....

Nenhum comentário: