29 de jul. de 2002

Eleitores bigue bródis

Venho percebendo que vários eleitores vão votar em Ciro Gomes por causa da Patrícia Pillar. Não só por causa de ela ser bonita e simpática, mas pelo fato que todos ficaram tocados pelo seu problema.

Milhões de pessoas no Brasil sofrem de câncer, possibilitando um elo sentimental em torno da musa além das simples fronteiras da Globo. Sua personagem de atriz global ascendeu ao extremo de estrela global.

O caso é que parte de nossos eleitores votarão como se fosse para o Big Brother Brasil, votarão naquele que eles julgam mais necessitado ou merecedor. E, para esses eleitores a mais necessitada ou merecedora é a Patrícia Pillar que expôs os seus males e doenças, enfrentando de peito aberto a sua doença e, ao que parece, vencendo com méritos.

Nada contra Patrícia Pillar, mas ela devia tomar ciência que sua contribuição vai além de simples Primeira-Dama, ela ajuda a manter um eleitor desinformado votando em seu marido. O voto para Ciro está sendo puxado por sua mulher e ele não tem desfaçatez em não recusar. Utiliza da mídia que possui aquela que já foi uma sem-terra na novela das oito. E a mídia não recusa em receber aquela estrela que sobe os índices de audiência.

São eleições para Presidente, por mais que o nível desta esteja sendo dos melhores até agora devemos sempre lembrar que temos toda uma geração sem eleição. Que as eleições retornaram a pouco para o seio da família brasileira. Mas, também, não podemos vacilar e achar que se não foi agora, será depois. Devemos policiar as instituições e cobrar-lhes posições neutras. Uma democracia se faz com a luta diária dos orpimidos, mas deve-se deixar falá-los e escutá-los.

Nenhum comentário: