13 de nov. de 2002

Vale a pena ler

Extraído do Marinildadas uma entrevista do Silio Bocannera com o economista e escritor inglês Will Hutton.

“Os Estados Unidos, segundo Hutton, mantêm um sistema socioeconômico desigual, injusto e submisso a interesses financeiros. Pior ainda durante o atual governo Bush, que Hutton considera um fundamentalista. Em análise talvez mais surpreendente, ele diz que os americanos são menos produtivos do que os europeus. Hutton defende uma integração maior dos países europeus, para contrabalançar o poder e a influência americana.”

“Hutton defende a social-democracia, que aceita a economia de mercado, mas procura controlar mais seus abusos. É o que ele vê na Europa, onde o Estado, na opinião dele, também cuida melhor dos seus cidadãos, sobretudo os menos favorecidos.”

O peso conjunto da Europa poderá até superar os votos que permitem o controle de Washington sobre organismos internacionais como o Banco Mundial e o FMI, diz ele. Essas posições Hutton defende em 400 páginas de seu novo livro, sucesso de vendas no Reino Unido, já traduzido para vários idiomas. Certamente deverá causar ofensa quando for lançado nos Estados Unidos, em maio. Assista à segunda parte da entrevista de Will Hutton a Sílio Boccanera no terraço da Fundação do Trabalho, em Londres, onde Hutton é diretor. Operário x Patrão: quem ganha?”

Nenhum comentário: