20 de out. de 2004

Mídia insiste em beneficiar Serra

MÍDIA INSISTE EM BENEFICIAR SERRA, DIZ PESQUISA

A pesquisa divulgada hoje (15) pelo Observatório Brasileiro de Mídia (
www.observatoriodemidia.org.br) sobre a cobertura das eleições municipais de São Paulo mostra que a grande imprensa continua favorecendo a candidatura de José Serra (PSDB). O estudo é referente às matérias publicadas entre os dia 4 e 10 de outubro e foi realizado por uma equipe de alunos de jornalismo da Escola de Comunicações e Artes da USP, sob orientação do professor José Coelho Sobrinho. Foram analisados os cinco maiores jornais paulistanos: Agora São Paulo, Diário de S.Paulo, Jornal da Tarde, Estado de S.Paulo e Folha de S.Paulo.
De acordo com o morfômetro - critério desenvolvido pelos pesquisadores da USP para aferição qualitativa das matérias sobre as eleições –, entre as matérias que citam o José Serra, 14,06% são negativas, 44,86% neutras e 41,09% positivas. Já entre as reportagens sobre a candidata Marta Suplicy (PT) 40,36% são negativas, 44,40% neutras e 15,24% positivas.
O estudo mostra que o Estado de S.Paulo publicou o maior número de matérias negativas sobre a candidata petista: 66% das citações de Marta foram negativas. No JT, o índice foi de 38% e, na Folha, 34%. O índice mais baixo se deu no Diário de São Paulo (20%).
Em relação às matérias positivas sobre Marta, o índice ficou entre 10% e 15% em todos os jornais analisados. Quanto à Serra, o índice variou de 25% (Agora) a 40% (Folha).
A Folha foi também o jornal que publicou o maior volume de matérias neutras sobre os dois candidatos: 85,13% sobre a “candidata Marta” e 69,63% a respeito de Serra.
Além das matérias sobre os dois candidatos, a pesquisa analisa também as referências diretas ou indiretas à administração da prefeita Marta. Por exemplo, a partir de uma reportagem sobre a dificuldade na reparação de buracos no asfalto do município foi gerado um registro para a Marta “prefeita”. Assim, “Marta Prefeita” obteve 60,05% de matérias negativas,contra 20,61% de neutras e 19,34% de positivas.
O morfômetro é o diferencial dos levantamentos realizados pelo Observatório Brasileiro de Mídia em relação a outros estudos semelhantes. O critério funciona da seguinte maneira: além da tradicional classificação entre as categorias positiva, neutra e negativa, o trabalho traz uma escala de valores. O recurso permite que seja atribuída uma nota de 2 a 10 a cada matéria, de acordo com sua localização na página e com os elementos gráficos, como foto e outros recursos gráficos, como trechos em destaque.
Os pesquisadores também trabalharam com números absolutos. Os resultados dentro desse critério de avaliação mostram que a “candidata Marta” somou 185 matérias negativas e a “prefeita”, 67. Enquanto a respeito de José Serra foram 55 desfavoráveis. Em relação às positivas os números foram: 67 referentes à “Marta candidata”; 22 à “Marta prefeita” e 161 a José Serra. Proporcionalmente, José Serra foi o candidato que mais se beneficiou com as matérias neutras: 185 matérias citam o candidato sem dar conotação positiva ou negativa. Enquanto “Marta candidata” obteve 210 citações neutras e “Marta prefeita”, 24.
A coordenação geral do estudo é do jornalista Carlos Carolino. Os resultados completos que mostram a cobertura de cada candidato por veículo pesquisado desde o dia 26 de setembro estão disponíveis na página do Observatório Brasileiro de Mídia:
www.observatoriodemidia.org.br

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