Quem financia as drogas?
Querer acabar com o tráfico, ou, pelo menos, diminuir o seu poder através do estrangulamento do braço econômico desta atividade ilícita é a melhor idéia já surgida nos últimos anos no Brasil. O difícil é focar o seu braço econômico.
Vemos na mídia uma tentativa de culpar os viciados (consumidores) pelo dinheiro ganho com o tráfico, como se o consumidor final é que fosse o verdadeiro responsável. Mas, como esta droga chega ao consumidor final (varejo)? Vêem através dos atacadistas.
Se lembrarmos o caso do cantor Belo, teremos uma pálida idéia de como isso pode acontecer: a droga é financiada por pessoas com alto poder aquisitivo para, então, ser vendida no varejo.
Qualquer dinheiro desviado das fontes legais de fiscalização econômica acaba financiando o tráfico. E essa é a propaganda que deveria ser veiculada. Porém, todos acham normal sonegar, afinal é um país com carga tributária onerosa ao contribuinte.
É por isso que aplaudo este novo governo, a secretaria para combater a lavagem de dinheiro é a pedra fundamental para tentar acabar com o tráfico, ou, pelo menos, diminuir o seu poder. São cerca de 100 bilhões de reais sonegados e lavados e será que nada veio ou vai para o tráfico?
Nenhum comentário:
Postar um comentário