13 de mar. de 2003

Por uma Corregedoria para a mídia

O Globo estampa em seu sitio que "Cai avaliação positiva do governo" depois emenda em letras menores que a do presidente continua em alta. Tudo bem, afinal é jornal neo liberal até à cor de suas tintas.

Mas o pior é "MST critica mas planta transgênico", onde os agricultores de transgênicos o fazem à revelia da direção do movimento e a diretores sabem da triste realidade de que esses assentados podem e deverão sofrer sanções.

E segue com "Pessimismo do Ipea contraria previsões econômicas do governo ". No texto encontraremos que '...o Ipea reconhece que os índices de preços estão em tendência de desaceleração, como mostram os resultados das taxas em fevereiro e os primeiros números de março'. Mais adiante veremos em economês que "As projeções do instituto levam em conta a manutenção da Taxa Selic em 26,5% ao ano até junho e, a partir daí, queda de meio ponto percentual ao mês. A cotação média do dólar no ano foi fixada em R$ 3,54 e do petróleo, em US$ 33,4 por barril até o fim do segundo trimestre — num cenário de guerra que Levy batizou de light ", traduzindo seria: "a situação está péssima e a guerra só pode piorar. Num curto prazo as políticas terão que ser austeras senão..."

Depois com "Petróleo acirra crise do governo com agências", onde poderia muito bem ter sido escrito "Governo investiga agência por divulgação de informação" ou "Quem lucra com divulgação de informação feita pela ANP". Notem bem a inclusão do plural para o termo referido agência na versão do O Globo.

À essa liberdade da empresa de produzir suas manchetes e lides, não nego o direito. Mas devia se criar um mecanismo onde não fosse tão fácil a manipulação desta parte do jornal onde a maioria que lê não se aprofunda o necessário para extrair a informação verdadeira. Principalmente porque tamanho é desinformação induzida que fica difícil ao leigo enxergar a verdade naquelas tintas borradas.

Porém a liberdade exige responsabilidade e a função da corregedoria se faz necessário para qualquer poder.

Nenhum comentário: