5 de set. de 2002

Perigos da despolitização

O Brasil perdeu a chance real de politizar a sua sociedade em 1989 quando a eleição para presidente foi decidida pela mídia e não por debates políticos.

Esta característica despolitizante é fruto da retórica econômica do sistema em que vivemos. E nada mais prejudicial quanto essa pouca atenção aos fatos políticos de nossa nação.

Porém, esta despolitização foi bem capitalizada pelo governo, que agindo conforme vontades imperialistas de outros países, pode alterar a nossa realidade. Os movimentos populares na era FH foram ridicularizados pela mídia e surrados pela polícia.

Perdeu-se aquele movimento democrático que toda a população participava e não tô falando simplesmente de abraçar a Lagoa. É de algo mais profundo. A partir do Plano Cruzado ficou uma mágoa, mas o brasileiro ainda tinha esperança em votar para presiente e alterar o curso da História. Toda uma geração queria demais aquele direito que havia sido usurpado pela ditadura.

O pacto social no Brasil nunca mais foi tentado e os desmandos, tanto do executivo quanto do legislativo, afastou as pessoas comuns da política. Porém, a crise energética mostrou um cidadão brasileiro coeso em torno dos deveres. Eles sabem que se dependesse da população o Brasil seria o país do presente, mas não sabem que são eles que colocam os po´liticos em seus lugares de mando.

O ser poítico tupiniquim foi privatizado e só iremos perceber a tragédia desta ação quando for tarde demais.

Nenhum comentário: