19 de mai. de 2003

García Márquez defende legalização das drogas

O escritor colombiano Gabriel García Márquez, Prêmio Nobel de Literatura de 1982, defendeu a legalização das drogas para acabar com o problema da violência em seu país.

"Não é possível imaginar o fim da violência na Colômbia sem a eliminação do narcotráfico", disse García Márquez em um documento chamado A Pátria Amada, Ainda que Distante.

"E não é possível imaginar o fim do narcotráfico sem a legalização da droga, mais prósperada a cada instante, quanto mais é proibida."

A declaração foi feita na presença do presidente Álvaro Uribe, que defende uma política de linha dura para combater a criminalidade e a guerrilha na Colômbia.

Nada a declarar

O documento foi lido pelo próprio escritor em um vídeo transmitido em um encontro de escritores e intelectuais para comemorar os 200 anos da Universidade de Antioquia.

Foi a primeira vez que García Márquez, de 76 anos, um dos escritores mais respeitados do mundo, se manifestou a respeito do problema das drogas em seu país.

O autor de Cem Anos de Solidão e O Amor nos Tempos do Cólera se referiu à Colômbia como um país divido em dois, "não apenas diferentes, mas contrários".

De acordo com o escritor, a situação no país levou mais de uma geração a viver na subversão ou na delinqüência.

Uribe preferiu não comentar a posição defendida por García Márquez. "É um tema muito controverso", disse o presidente colombiano.

publicado na BBC Brasil

Nenhum comentário: