5 de mai. de 2003

Radiação à vista

Depois da guerra insana, os iraquianos podem estar se contaminando com urânio e outros materiais radioativos. Mas, em vez das armas de destruição, a radiação é proveniente de aparelhos médicos e inseticidas biológicos.

Recentemente a Al-Jazeera entrevistou dois ex-funcionários da Autoridade de Energia Nuclear Iraquiana (AENI) (Dr. Hamid Al-Bahali, especialista em engenharia nuclear e graduado pela 'Moscow Institute of Nuclear Engineering', e Dr. Muhammad Zeidan, biólogo e graduado pela 'Damascus and Baghdad Universities').

Segundo o professor Hamid, o programa nuclear iraquiano começou no fim da década de 60 (em 1968), quando as portas foram abertas para que o Iraque utilizasse a teconologia nucelar para fins pacíficos.O primeiro reator foi instalado e inaugurado no mesmo ano de 1968 e quatro dias depois, isótopos radioativos já eram mandados para os hospitais para tratamento de várias enfermidades. Desde então e, até 1990, este programa se manteve e tinha como objetivos único razões humanitárias e pacíficas.

Continuando, o professor atesta que o que aconteceu no Iraque, nunca aconteceu no mundo e espera que nunca mais ocorra, pois foi anarquia. Depois de escutar que componentes radioativos haviam sido roubados, os funcionários da AENI pediram que o material roubado fosse devolvido pois eles eram realmente radioativos e poderiam causar um desastre abiental e que as pessoas que entrassem em contato poderiam se infeccionarem.

Toneladas de urânio, conhecidas como 'yellow cakes', eram armazenadas em barris. Vêm da fase de produção do urânio dos componentes crus. Outros componentes deste processamento também são armazenados desta forma. A radiação destes barris é baixa, se estiverem sob constante supervisão.

O problema é que cidadãos roubaram estes barris, cheios de lixo tóxico, para armazenar àgua potável. Alguns jogaram o conteúdo, até 400 quilos de urânio radioativo, no chão,outros levaram os barris para casa. Inclusive, alguns barris foram achados servindo como armazenamento de leite,inclusive para ser vendido.

O professor visitou casas onde alguns barris foram achados e viu com os próprios olhos eles estocando tomates nos barris. Em outras, serviam para guardar utensílios domésticos e também viu uma menina de 10 anos brincando com um dos 'yellow cakes'. A contaminação estava por toda a a parte. Quando contava aos moradores que aqueles barris estavam com radiação,os cidadãos tacavam fora, nos rios e esgoto das cidades. A contaminação estava de 500 a 600 vezes acima do permitido.

Na sede da AENI há um depósito especial para esses materiais radioativos. Porém, tentaram roubá-los, quebraram janelas e portas, abriram os barris e espalharamo pó radioativo pelo chão. Um vento forte pode levar tudo pelo ar e espalhar a contaminação por regiões do país.

Ele foi ao Complexo da AENI e presenciou que quase todas as portas haviam sido arrombadas pelas forças invasoras, exceto em quatro lugares, as que continham insetos para a produção de inseticidas agrícolas. As forças invasoras, sabedoras do perigo lá existente, não abriram as portas, mas o complexo estava todo escancarado. Eles seguiram à polícia para pedir reforço militar para a àrea em questão. Contactaram os americanos que vieram e interrogaram, pergutaram tudo o que queriam saber sobre estes insetos. Depois eles (EUA) disseram que fariam tudo o quê fosse necessário. Nada foi feito.

Ele ainda perguntou à Agência Internacional de Energia Atômica o porquê de terem levado o combustível radioativo e não todos os componentes radioativos? Segundo que deveriam estar levantando o nível de radiação na região e deveriam estar tratando os enfermos.

Já o professor de Biologia tratou da questão dos insetos, chamados de chrysomya bezziana, que eram criados pela AENI para serem usados como inseticida biológico. Disse que eles eram para serem soltos, em pequenos números e depois que fossem esterilizados.O problema é que foram soltos em grande número e sem terem sido esterilizados.

A tragédia ocorreu quando os funcionários da AENI fugiram por causa da guerrae deixaram os insetos trancados. Ladrões vieram e roubaram os ar-condicionados...e pronto um desastre ambiental sem precedentes irá ocorrer no Oriente Médio.

Traduzido por Diogo Araújo

Segue o link

Nenhum comentário: