21 de fev. de 2003

Beth Carmona assume sob a égide de Luiz Gushiken


Eis o discurso de posse do Ministro hoje na TVE/REDEBRASIL

"Exma. Sra. Aspásia Camargo, presidente do Conselho de Administração da Acerp - Associação de Comunicação Educativa Roquette Pinto.

Exmo. Sr. Fernando Barbosa Lima, ex-presidente da Acerp,

Exma. Sra. Elysabeth Carmona, presidente da Acerp


Demais autoridades presentes, Funcionários da TVE Rede Brasil e das Rádios MEC

Senhoras e senhores,

Estar presente à posse da nova presidente da TVE e das rádios MEC é, para mim, motivo de satisfação especial, pela importância que uma instituição como esta tem na vida do País e pela importância que ela assumirá no atual governo.

O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva tem a dimensão exata do significado da palavra público e da palavra educação.



São duas áreas no País que sempre careceram, entre outras coisas, de atenção e até de respeito por parte dos governantes.

Então, vejam: esta é uma rede pública de televisão educativa. Se é pública, merece todo nosso respeito e atenção, se é educativa, , além disso, merece toda preocupação em torno dos profundos significados que este conceito contém.

E não é a minha presença aqui que dá o testemunho desse respeito e dessa atenção. O que dá o testemunho do respeito e da atenção que o novo governo brasileiro tem pelo público e pelo caráter educativo da TVE e das rádios MEC é a presença da Beth Carmona como a nova presidente desta casa.

Ela está aqui por causa de sua trajetória, de sua longa experiência dedicada à compreensão e, mais do que isto, à construção do que pode haver de melhor em uma televisão educativa.

A história de vida de Beth Carmona é uma prova incontestável de quanto representa, para nós do governo, a Associação de Comunicação Educativa Roquette Pinto.



Trazer Beth Carmona para esta Casa não foi uma tarefa fácil. Ela tinha outros compromissos, outros projetos.

Mas, aqui está, nos transmitindo confiança com seu jeito simples e eficiente, com sua competência e com seu entusiasmo.

O nome de Beth Carmona foi uma escolha pessoal do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva. O que o presidente quis com a escolha foi mostrar a importância de uma instituição sintonizada com o nosso projeto de mudança.

Beth Carmona e sua equipe, incluindo aí todos os funcionários da Acerp, têm o desafio de implantar aqui um modelo que reflita todo o significado histórico da transformação iniciada no Brasil.



Mudança que aponta para a construção de um novo País, um País cidadão.

Vamos caminhar para a montagem de uma grade de programação que reflita o total significado da palavra educação e cidadania.

Vamos reconstruir uma rede que reflita o real significado da palavra pública.

Por várias vezes a Beth Carmona disse que "televisão e Rádio se fazem em equipe”. Eu peço licença para completar a frase dela. Um governo também se faz em equipe. Mais do que isso, um País se faz em equipe.

Não é o trabalho de uma pessoa ou de um grupo de pessoas que vai construir esse novo Brasil. É o trabalho de todos nós.



Não por acidente, o nosso Presidente sempre tem reafirmado o quanto é importante a ação interministerial baseado no princípio da consulta participativa, como forma de potencializar nossas capacidades, as quais deixadas a sorte do puro voluntarismo individualista se tornam ineficientes.

E quero encerrar lembrando que, se esta é uma rede pública, ela existe para servir ao público, ao cidadão, à sociedade. E a forma mais elevada de servir é a busca pela excelência no trabalho que cada um de nós realiza.

Se um carpinteiro faz uma boa cadeira, quem usufrui dessa excelência do trabalho profissional é quem se assenta na cadeira.

Se um jornalista faz um excelente trabalho, quem usufrui desse bom trabalho é o cidadão que recebe a notícia em sua casa.



Eu acredito na TVE e sei que aqui existem muitas e muitas dificuldades. Para enfrentar estes desafios, conto com a reconhecida dedicação dos funcionários da TVE, que junto com os novos diretores saberão construir a nova TVE.

Quero afirmar que dificuldades não me atemorizam e acredito que nem à Beth e à sua equipe. Elas só mostram o tamanho dos nossos desafios, que enfrentados com espírito de servitude, haverá de beneficiar o povo brasileiro.

Muito obrigado"

Luiz Gushiken - Ministro Chefe da Secretaria de de Comunicação de Governo e Gestão Estratégica

Leia mais sobre a nova diretora presidente da ACERP

Nenhum comentário: