12 de fev. de 2003

Proposta irrelevante
por Paul Krugman

É assim que funciona: confrontada por problemas reais (terrorismo, a economia, usinas nucleares na Coréia do Norte), a administração Bush reage de uma forma que não tem nada a ver com a solução desses problemas. Em vez disso, ela explora esses tópicos para impor a sua agenda política.

Apesar disso, os crédulos glorificam a sabedoria do nosso líder. Por várias razões, inclusive o desejo de evitar a acusação de uma tendência liberal, a maioria das reportagens é escrupulosamente cuidadosa. E o público, lendo apenas exaltações ou então discussões do tipo “ele-disse; ela-disse”, não consegue perceber a desconexão entre os problemas e a política.

E é essa a lógica que está por trás do plano de “estímulo” da administração.

Um plano sensível se apressaria a ajudar aqueles que estão há muito tempo desempregados. Também promoveria imediata ajuda, em grande escala, aos estados. Por outro lado, devido aos nossos problemas orçamentários, qualquer alívio nos impostos seria temporário.

Em vez de ajudar os necessitados, o plano de Bush é quase ridiculamente dirigido para os que estão muito, muito bem. Aqueles que têm ações atreladas ao plano de aposentadoria já possuem um alívio nos impostos; esta proposta, portanto, dá grandes descontos apenas aos investidores que têm muitas ações fora de seus planos de aposentadoria. Mais do que isso: mais da metade dos benefícios iria para pessoas que ganham mais de US$ 200 mil por ano; um quarto para os que recebem mais de US$ 1 milhão por ano.

Na prática, o plano de Bush isentaria muitas rendas — renda dos ricos — de todos os impostos. Sem dúvida, a versão final do plano de “estímulo” vai trazer algumas medidas genuínas para combater a recessão — uma verba para crianças aqui, um benefício para o desempregado ali — das quais a administração vai esperar uma gratidão imensa. Mas o eixo principal está obviamente apostando que a economia vai se recuperar por si própria e pretende usar a desculpa de um estímulo para promover novos cortes de impostos para os ricos.

Ideologia de lado, será que essas pessoas algum dia vão se dar conta de que seu trabalho consiste em resolver problemas e não apenas em usá-los?


PAUL KRUGMAN é colunista do “New York Times”

Nenhum comentário: