14 de ago. de 2002

Certezas sobre as eleições

No ótimo texto de Rosângela Bittar para o Valor serve para mostrar como a capacidade analítica de nosso povo mudou, para pior. Hoje até os catedráticos caem nas armadilhas impostas pelos grandes meios de mídia, principalmente no que tange as pesquisas de opinião.

Ela demonstra, de maneira primorosa, que as análises sobre o 2º turno são as mais equivocadas possível. De acordo com seu texto, a hipótese de que Lula venceria todos os candidatos, mas perderia de Ciro, é enganosa.

Isso porque, num segundo turno, os candidatos fora do pleito se reorganizariam em torno dos postulantes finais e influenciaria os eleitores. Ela entrevistou o cientista político Antônio Lavareda, do MCI, e ele considera que se nem os votos para o primeiro turno estão consolidados, imagina para o segundo turno.

Para Rubens Figueiredo, do CEPAC, no segundo turno os candidatos passam por um processo normal de transformação durante a campanha radiotelevisiva.

Ambos concordam que a decisão do segundo turno será favorável àquele que tenha menor rejeição. Porém, o índice de rejeição de Lula é o mais alto, mas é o teto de sua rejeição enquanto que Ciro, com baixa rejeição, tenderá a subir. Ou seja, é muito cedo para levantar suposições ou verdades.

Nenhum comentário: