13 de ago. de 2002

Toninho Turco

Tempos atrás tentei levantar um material sobre Toninho Turco e a Operação Mosaico. Nada consegui levantar, o centro da Globo desconversou quando fui pedir a pesquisa. Na PM me informaram que era informação sigilosa. Eu perguntei como poderia ser informação sigilosa se partira de uma cooperação de forças policiais (PF, PC e PM) onde o Ministério Público também participara. Silêncio.

Toninho Turco foi morto dentro de casa. Em sua residência foi encontrado vasto documentos sobre suas transações: de compra e de venda. O material apreendido foi rapidamente transferido para o Exército???. Depois de dois meses, foi arquivado e quatro meses após arquivamento o material foi destruído em um incêndio.

Na época houve muita especulação, principalmente sobre uma suposta agenda de telefone. Me lembro de ouvir sobre um nome que começava com BONI. Não sei quanto há de fantasia sobre o episódio, mas me lembrei disso por ter escrito que o Elias poderia morrer depois de preso por saber demais.

Não sei se a Operação Mosaico precisava matar o turco, mas matou. E as provas... bem as provas se foram, como a nossa memória.