8 de ago. de 2002

Quem matou Tim Lopes?

Esta pergunta é pertinente para iniciar qualquer conversa. Uns diriam que quem matou foi o maluco do Elias. Outros viriam dizer que a sociedade é a grande culpada de permitir que atrocidades assim ainda aconteçam. Uma outra porcentagem falaria que é normal o fato, visto que o homem é o lobo do homem. O fato é que Tim morreu executado, morreu trabalhando pelo o quê acreditava. Se fosse um soldado receberia as devidas homenagens. E esse é o ponto.

Tim Lopes morreu durante exercício do seu trabalho. Não foi à Vila Cruzeiro por espontânea vontade. Foi cobrir uma reportagem de aliciamento de menores em baile funk. Sua reportagem estava quase toda pronta, mas faltava algo. O quê era esse algo nunca saberemos, a menos que a editoria de reportagem da Globo venha a público dizer. Tim Lopes morreu porque foi gravar imagens sobre o aliciamento de menores para práticas sexuais. Deveria ter os depoimentos, mas necessitava gravar o fato. Sua conduta foi a do profissional, não discutir com os patrões, mesmo que acabe se queimando depois.

O que eu acho estranho é que a mídia nada menciona sobre o comportamento do Tim neste caso. Deveriam se perguntar porque ele voltara ao baile, deveriam perguntar à Globo o que há de concluso sobre a reportagem que ele iniciara e tentar saber o quanto de material existe.

O delegado foi exonerado por apresentar no relatório do crime como fator preponderante para a morte a atitude de Tim Lopes. O pensamento do delegado é correto, principalmente sendo ele uma pessoa que está sempre entre a vida e a morte. Ele analisara que Tim sabia dos riscos em que estava envolvido e mesmo assim permanecera no local que punha sua vida em perigo. Tim Lopes agiu de acordo com a sua consciência e perdeu a vida. Os policiais também e se morre algum o que se fala é: "tá na chuva é para se molhar."

Me respondam agora: se um repórter invadisse a Casa da Dinda e fotografasse documentos que incriminassem o presidente da República na época. Imaginem que este repórter fosse apanhado, alguém acredita que ele sairia com vida?

Nosso preconceito nos cega tanto que somos incapazes de pensar que a Rede Globo seria a verdadeira culpada de expor seu profissional renomado ao perigo. De pouco analisar os fatos e acreditar só no que diz os jornais que o Brasil está na situação em que se encontra.

Nenhum comentário: