27 de jan. de 2003

Alemanha apoiará Brasil contra EUA, diz deputado alemão
Marcelo Crescenti, de Berlim
O deputado federal alemão e porta-voz do Partido Social-Democrata (SPD) para assuntos latino-americanos, Lothar Mark, disse que a Alemanha quer defender mais veementemente os interesses do Brasil na União Européia no futuro, e também quer reforçar a posição do Brasil nas negociaçães da Alca - a Área de Livre Comércio das Américas.

A declaração foi feita depois de reunião com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva na embaixada brasileira em Berlim.

O parlamentar alemão disse à BBC Brasil que "a Alemanha acha que só o Brasil tem peso para enfrentar os Estados Unidos e defender os interesses dos países latino-americanos".

Depois do encontro com Mark, o presidente Lula foi recebido com honras militares pelo presidente da Alemanha, Johannes Rau, na residência presidencial em Berlim, o castelo Bellevue.

Torta

O encontro com Rau foi um dos pontos altos da curta visita de Lula a Berlim. O presidente chegou no domingo à noite à Alemanha, depois de ter participado do Fórum Econômico Mundial em Davos, na Suíça.

As relaçães entre o Mercosul e a União Européia também serão um dos assuntos dominantes do jantar de Lula com o chanceler alemão Gerhard Schröder hoje à noite.

Schröder quer levar adiante o tratado de livre comércio entre os dois blocos econômicos, que não tem a aprovação da França.

Segundo o secretário de Imprensa e Divulagação da Presidência, jornalista Ricardo Kotscho, Lula ligou netsa segunda-feira para o presidente do PT, José Genoíno, para se solidarizar com ele por causa do "ataque de torta" que ele sofreu em Porto Alegre, quando explicava as razões de Lula tomar parte do Fórum Econômico Mundial em Davos, na Suíça.
_______________________________
O link para esta reportagem está aqui

Nenhum comentário: