29 de jan. de 2003

O peso do FSM

Já que a global Ana Paula Padrão gosta tabto de números, vai aqui para ela, os números do III FMS, para mostrar do que a ladainha é capaz.

Extraído do comunique-se
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Os números do FSM

Ana Redig, Especial de Porto Alegre


As estatísticas do Fórum Social Mundial revelam a magnitude e a importância do evento. Segundo a secretaria executiva, cerca de 100 mil delegados, observadores, profissionais de imprensa e ativistas de todo o mundo participaram do evento. Foram registrados um total de 20.763 delegados, representando 5.717 organizações de 156 países. O Acampamento da Juventude abrigou cerca de 25 mil pessoas, das quais mais de 19 mil foram credenciadas como representantes de cerca de 700 coletivos.

Entre os 4.094 jornalistas que efetivamente cobriram o evento para 51 países, o Brasil foi quem enviou o maior número de representantes: 2.131 profissionais de 808 veículos. A imprensa italiana foi a segunda mais numerosa, com 153 jornalistas representando 83 veículos. Em seguida vem a Argentina, com 141 jornalistas de 73 veículos, e a França (153 jornalistas de 74 veículos). As delegações dos Estados Unidos e do Uruguai enviaram 97 jornalistas cada, sendo que EUA representavam 53 veículos contra 42 do Uruguai.

A organização do Fórum Social 2003 teve um custo direto total de US$ 3,485 milhões, fora os indiretos, com pessoal e hospedagem de conferencistas, que foram assumidos pela Prefeitura de Porto Alegre. Mas o evento gerou um volume de dinheiro muito maior. A estimativa da organização é que os participantes movimentaram, no mínimo, US$ 20 milhões, entre gastos com transporte, hospedagem e alimentação. Alguns órgãos de imprensa, no entanto, calculam que este montante pode ter chegado a US$ 50 milhões.

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